Mariah Carey, Discografia

BIOGRAFIA

Com uma infância sem grandes confortos e filha de pais separados, Mariah Carey, nascida em 1970, em Nova Iorque, só tinha uma certeza na vida: a de que seria uma cantora. Dona de uma invejável voz, aperfeiçoada com muitos anos de estudo, e muito talento, trabalhou em empregos temporários para financiar, com a ajuda do irmão, sua primeira fita demo.

Tornou-se 'backing vocal' da cantora Brenda K Starr e, em uma festa da gravadora, conseguiu que sua fita chegasse aos ouvidos de Tommy Motttola, o "chefão" da Sony Music. Mariah foi contratada de imediato e o 'debut', auto-intitulado, vendeu nada menos do que 12 milhões de cópias e ainda venceu o Grammy nas categorias de Revelação e Melhor Performance Pop Feminina.

No ano seguinte, "Emotions" consolidou nome da cantora entre os mais importantes da indústria fonográfica e, em 1992, grava o "MTV Unplugged", em que sua voz ficou ainda mais valorizada no formato intimista da apresentação.

Em 1993, casou-se com Tommy Mottola e lançou "Music Box", talvez o álbum de maior sucesso de toda a sua carreira. As canções "Hero" e "Without You" fizeram com que ela atingisse aproximadamente 25 milhões unidades vendidas com esse trabalho.

"Daydream" chega na seqüência e a faixa "Always Be My Baby" estoura nas rádios do mundo todo. Entretanto, nem tudo ia bem na vida pessoal de Mariah e ela acaba se divorciando em 1997.

Grava "Butterfly" no mesmo ano e solta a coletânea "#1's" em 1998, com todos os grandes sucessos de sua carreira. A partir daí, a cantora começou a explorar também a sua sensualidade tirando fotos sensuais e produzindo clipes provocativos. Essa mudança radical pode ser conferida em "Rainbow". O disco inclúi ainda a regravação "Against All Odds", de Phil Collins.

Após a compilação "Grateste Hits", assinou com a Virgin e lançou, em 2001, o álbum "Glitter", acompanhado de seu primeiro filme "All That Glitters". O filme não foi tão bem recebido, mas Mariah disse que irá atuar em outros longas assim que tiver a oportunidade. Seus planos incluem também o lançamento de um livro infantil.

Já seu próximo álbum, intitulado “The Emancipation Of Mimi”, graças a um apelido íntimo, está previsto para sair em Março de 2005. A produção ficará por conta de Kanye West e Jermaine Dupri o carro-chefe deverá ser a canção “Say Something”, um dueto com o rapper Snoop Dogg.

DISCOGRAFIA

1 - 2 1 - 2 * 1 - 2
* 1 - 2 * *
1 - 2 1 - 2 1 - 2 - 3 1 - 2



1 - 2 - 3 - 4 *

0 comentários: